Liga F7 em Lagoa Santa movimenta o esporte amador

Liga F7 em Lagoa Santa movimenta o esporte amador
Foto: Divulgação/Instagram f7lagoasanta

A Liga Society F7 de Lagoa Santa, criada e presidida pelo Pastor Sérgio Soares, tem animado a cena amadora da modalidade no município. Com uma competição que traz, além de um futebol bonito, uma maneira de atletas amadores viverem um pouco da “vida de jogador” tão almejada pelas crianças brasileiras, a liga tem crescido e coroado os clubes que participam não só com troféus, mas com experiência.

Além disso, o início de tudo realça a importância do futebol como ferramenta social. O Lagoa News conversou com Sérgio Soares, atual presidente da liga, sobre a organização, o inicio de tudo e a evolução da competição.

O início

Liga F7 em Lagoa Santa- 03
Foto: Divulgação/Instagram f7lagoasanta

A liga foi criada em fevereiro de 2022 e o projeto inicial não comportou o tamanho que a liga tem hoje. “A ideia inicial era uma liga cristã, para fazer um campeonato entre membros das igrejas evangélicas de Lagoa Santa”, disse o atual presidente da Liga, Sérgio Soares.

Pedro Cardoso, presidente do Manchester Villa, foi quem organizou a primeira edição do campeonato, que ainda era chamado “Liga Cristã”. Somente na 3ª edição permitiram a entrada de times de fora, sem ligações com as igrejas. No final de 2022, Pedro entregou a organização para o atual presidente, ficando responsável unicamente pelo seu clube. Sérgio nos contou que foi quando decidiram mudar de nome para Liga Society F7 Lagoa Santa.

A Liga

Hoje a liga possui 8 categorias com um calendário anual em que as equipes podem se inscrever. Com categorias de base para os jovens, o também pastor lembra do pensamento inicial da liga: “Iniciei um futebol com alguns jovens da igreja da qual sou membro. A meta era promover lazer a eles e também convidar jovens que estavam perdendo o objetivo de vida, com o projeto de resgatá-los e trazê-los para perto”, afirmou Sérgio.

“Tivemos uma aceitação muito boa, muita participação, grandes finais, com boas premiações em dinheiro”, disse o presidente.

Desde 2023, são filiados à Federação Mineira de Futebol 7, o que permite que os campeões recebam vagas para disputar competições estaduais, nacionais e internacionais.

Liga F7 em Lagoa Santa movimenta o esporte amador
Foto: Divulgação/Instagram f7lagoasanta

Um caso que já foi abordado aqui no Lagoa News e tem sido acompanhado pela nossa equipe é o time feminino do Jacaré Alfredo, que, graças à filiação, teve a oportunidade de disputar a Libertadores de Fut 7 no Peru, agora em julho de 2025. Ontem, segunda (28), as atletas se classificaram para a final que acontece hoje, terça-feira (29), às 14:15, horário de Brasília. Você pode conferir melhores informações sobre a transmissão no nosso Instagram.

Sucesso da liga

A liga já teve mais de 80 equipes participantes de toda a região metropolitana, mais de 25 campeonatos concluídos e 17 times campeões, entre eles o maior campeão com 4 títulos, o Hollywood Fut 7 lidera a lista. De acordo com o presidente, as edições têm sido cada vez mais comoventes: “Muitas finais emocionantes, decisões por pênaltis, gols do título nos últimos segundos”, afirmou.

História pessoal com o futebol

“Eu jogo futebol desde criança, meu pai jogava futebol, meu filho joga futebol, futebol amador.”

O atual presidente, Sérgio Soares, nos contou como o futebol fez e faz parte da sua vida. Explicou como o futebol foi passado de pai para filho: “Meu filho Paulo Sérgio jogou em categorias de base profissional, no Triunfo FC RS, também no Londrina no Paraná”, disse o pai orgulhoso. E finalizou sublinhando a importância do futebol para ele como algo maior do que só um esporte:

“O futebol, para mim, é uma das ferramentas poderosas que temos para formar pessoas de bem, e também um espaço para o jovem canalizar suas energias, evitando assim voltar para o mundo do crime. Procuramos fazer um futebol bem educativo”, declarou.

Esporte e mais esporte

A cidade de Lagoa Santa é conhecida pelo compromisso com a promoção de atividades esportivas que valorizem o seu poder educativo, social e enriquecedor. A Liga Society F7 Lagoa Santa é só mais um caso de tantos outros que pode tornar a cidade, nas palavras do Prefeito Breno Salomão: “A capital do esporte!”. A Liga promovida pelo Pastor Sérgio Soares é reflexo de uma cultura que valoriza o futebol, mas também valoriza quem faz parte dele.

Compartilhe este artigo

Davi Tufic Barreto - Lagoa News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *