Semana decisiva para os mineiros na Copa do Brasil: Cruzeiro recebe o CRB e Atlético-MG encara o Flamengo no Maracanã

Semana decisiva para os mineiros na Copa do Brasil: Cruzeiro recebe o CRB e Atlético-MG encara o Flamengo no Maracanã
Foto: Divulgação/ Foto: Ailton Cruz/ Gazeta de Alagoas e Adriano Fontes/Flamengo

Os dois principais clubes de Minas Gerais têm compromissos decisivos nesta semana pelas oitavas de final da Copa do Brasil 2025. O Cruzeiro enfrenta hoje,quarta-feira (30), a equipe do CRB no Mineirão, enquanto o Atlético-MG vai ao Maracanã na quinta-feira (31), encarar o Flamengo em mais um capítulo recente dessa rivalidade nacional.

O confronto que abriu as oitavas de final da Copa do Brasil foi entre Botafogo e Red Bull Bragantino, na noite de terça-feira (29), no Estádio Nilton Santos. Com forte domínio desde o início, o Botafogo venceu por 2 a 1, construindo vantagem para o jogo da volta. O time carioca se impôs com posse de bola e intensidade, aproveitando falhas do adversário para criar oportunidades e controlar o ritmo da partida.

O rei de copas busca resposta imediata contra o CRB

Copa do Brasil cruzeiro busca resposta imediata contra o CRB
Divulgação: Foto – Ailton Cruz/ Gazeta de Alagoas

Após perder por 2 a 1 para o Ceará, no último domingo (27), pela Série A do Brasileirão, o Cruzeiro vê na Copa do Brasil uma chance de reencontrar o caminho das vitórias. A derrota interrompeu a sequência invicta da equipe na temporada, mas segue respirando bons ares na tabela do Campeonato Brasileiro, já que é o vice-líder da competição.

Para chegar às oitavas, a Raposa eliminou o Vila Nova-GO com duas vitórias consistentes. O adversário da vez é o CRB, que vive momento de recuperação. A equipe alagoana vinha pressionada por seis jogos sem vitória, mas goleou o Novorizontino por 4 a 0 na última rodada da Série B e ganhou moral para o duelo em Belo Horizonte. A princípio, o técnico Eduardo Barroca deve manter a mesma escalação usada na goleada do último confronto.

Retrospecto favorece o time mineiro

No histórico geral entre as equipes, o Cruzeiro leva vantagem: são seis vitórias celestes, contra duas do CRB, além de seis empates. Pela Copa do Brasil, o equilíbrio também marca presença. Em 2006, o Cruzeiro levou a melhor. Em 2020, o CRB surpreendeu e eliminou o clube mineiro com vitória no Mineirão e empate em casa.

Rodízio no elenco

Com cinco jogos disputados nos últimos 15 dias e mais quatro programados para os próximos 12, Leonardo Jardim continuará promovendo rodízio na equipe titular. O lateral William segue fora por precaução física, enquanto jogadores como Fagner, Jonathan Jesus, Eduardo e Gabigol devem ganhar oportunidade entre os 11.

A provável escalação do Cruzeiro é: Cássio; Fagner, Fabrício Bruno (Jonathan Jesus), Lucas Villalba e Kaiki; Lucas Romero (Eduardo), Lucas Silva e Matheus Pereira; Wanderson, Gabigol e Kaio Jorge.

A grande estrela da equipe vai para o artilheiro celeste Kaio Jorge, que tem 23 jogos, 15 gols e 4 assistências na atual temporada. E vem sendo um grande destaque no futebol nacional nesse 2025.

Atlético-MG vai ao Maracanã enfrentar o Flamengo

Copa do Brasil Atlético-MG vai ao Maracanã enfrentar o Flamengo
Foto: ( Adriano Fontes/Flamengo) / Gávea News

Na quinta-feira (31), às 21h30, o Atlético-MG tem pela frente um desafio duríssimo: o Flamengo, no Maracanã, no jogo de ida das oitavas de final. As duas equipes se enfrentaram no último domingo, também pelo Brasileirão, e os cariocas venceram por 1 a 0, com gol de cabeça do zagueiro Léo Ortiz.

O revés ampliou a sequência recente de resultados negativos do Galo contra o Flamengo e aumentou a pressão sobre o time comandado por Cuca.

Flamengo tem vantagem no histórico

O retrospecto geral entre Flamengo e Atlético-MG mostra ligeira vantagem para os cariocas. Em 92 confrontos oficiais, o Flamengo venceu 38 vezes, contra 33 vitórias do Galo e 21 empates. Além disso, os flamenguistas vêm dominando os duelos mais recentes, incluindo a conquista da Copa do Brasil de 2024, justamente contra o Atlético.

Desfalques e provável time do Galo

O técnico Cuca terá baixas importantes para o confronto. Dudu, suspenso pelo STJD, está fora. Guilherme Arana, Iseppe, Patrick, Cadu e Caio Maia seguem no departamento médico. Em compensação, o zagueiro Lyanco retorna após cumprir suspensão no último jogo.

A escalação provável do Atlético-MG tem: Everson; Saravia, Lyanco, e Alonso; Gabriel Menino, Alan Franco, Fausto Vera e Gustavo Scarpa; Rony, Hulk e Cuello.

Nos bastidores, o clube correu contra o tempo para regularizar o nome do recém-contratado Alexsander, ex-Fluminense. O volante, que custou 5,5 milhões de euros (cerca de R$ 35,5 milhões), chega para repor a provável saída de Rubens, que deve seguir rumo ao Dínamo de Moscou, da Rússia. O atleta de 21 anos desembarcou em Belo Horizonte nesta semana e conseguiu ser inscrito a tempo no BID para ir a campo na quinta- feira.

Classificação e premiação em jogo

Os clubes que avançarem às quartas de final da Copa do Brasil embolsam R$ 4,74 milhões em premiação da CBF. Mais do que o valor financeiro, os confrontos representam a chance de embalar na temporada e conquistar um título nacional de enorme peso.

Cruzeiro e Atlético-MG chegam com trajetórias diferentes, mas com a mesma missão: fazer bonito em campo e manter Minas Gerais viva na briga pelo troféu.

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *