No último sábado (30), a Escola Municipal Professora Mércia Margarida Lacerda Machado fez um comunicado informando que iria suspender as aulas nesta segunda-feira (01). A suspensão foi justificada devido a uma denúncia envolvendo um aluno que estaria ameaçando professores, funcionários e os demais estudantes.
O caso acende mais um alerta sobre a segurança de docentes, funcionários e estudantes nas escolas da rede pública. A insegurança dentro dos ambientes escolares é danosa à comunidade escolar e é um fator prejudicial para a evolução dos estudantes.
O aluno foi acautelado
Em apuração realizada pelo Lagoa News, o aluno em questão estaria ameaçando professores e alunos, além de já ter agredido um docente em uma outra ocasião. O menor também teria se colocado como parte de uma facção criminosa presente em Lagoa Santa, de acordo com informações da Polícia Civil.
O menor infrator foi apresentado à justiça e ao Ministério Público, onde estava até a tarde desta segunda-feira (01), aguardando vaga para ser direcionado a um centro de detenção de menores. Apesar de as vagas em centros assim levarem tempo para serem liberadas, de acordo com a Polícia Civil de Lagoa Santa, devido à atenção que o caso recebeu na mídia, a vaga do menor no centro já foi disponibilizada, ele foi apreendido pela Polícia Civil e está sendo dirigido para um centro de detenção de menores em Sete Lagoas.
Reação da Prefeitura
A Prefeitura de Lagoa Santa, por meio das redes sociais, repudiou o caso. “A Prefeitura Municipal de Lagoa Santa manifesta, com veemência, seu repúdio a todo e qualquer ato de violência, intimidação ou desrespeito praticados contra os profissionais da Rede Municipal de Educação”, disse em nota.
O executivo também garantiu, por meio da nota, que garante toda a estrutura necessária para a segurança da comunidade escolar. “Toda a estrutura necessária para garantir a segurança de alunos, professores e demais servidores foi providenciada pelo Poder Executivo e assegurada com os demais órgãos competentes, possibilitando a integral viabilidade da realização das aulas”, disse em nota.
Por fim, reiterou sua posição na defesa dos docentes e dos alunos nas escolas públicas. “Seguiremos atuando com firmeza e responsabilidade para que a educação em Lagoa Santa seja sempre sinônimo de respeito, segurança e qualidade”, finalizou.
Insegurança
A insegurança nas escolas é uma preocupação crescente. Casos como o que aconteceu na Escola Municipal Professora Mércia fazem parte do noticiário cotidiano brasileiro e acendem um alerta sobre a segurança de professores e funcionários dentro das escolas, além dos próprios estudantes que também sofrem com esses incidentes.
Os professores reagiram juntamente com a diretoria da escola, que já vinha fazendo reclamações sobre a situação do aluno, e além da suspensão das aulas, também haviam prometido uma manifestação nesta segunda-feira (01) na frente da escola. A insatisfação com o caso dividiu pais preocupados com a segurança dos alunos e também indignados com a suspensão das aulas, com alguns alegando que outros estudantes não poderiam ser prejudicados pelo menor infrator.
Segurança é essencial
Um ambiente harmônico e seguro entre professores, alunos e funcionários é essencial para que a educação funcione de maneira produtiva nas escolas, sejam de rede pública ou particular. A sociedade civil espera que o poder público possa agir rapidamente para coibir casos, como o noticiado nesta matéria, de voltarem a acontecer.