Ataque russo deixa mais de 20 mortos em aldeia no leste da Ucrânia e aumenta clima de tensão global

Ataque russo deixa mais de 20 mortos em aldeia no leste da Ucrânia e aumenta clima de tensão global
Foto: Reprodução/ afp_tickers

Um ataque aéreo russo matou pelo menos 21 pessoas na aldeia de Yarova, na região de Donetsk, leste da Ucrânia, nesta terça-feira (9). Segundo o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, a maioria das vítimas eram pensionistas que aguardavam em fila o pagamento de benefícios. Outras 21 pessoas ficaram feridas.

Imagens compartilhadas por Zelensky mostram corpos no chão e veículos destruídos. Moscou não se pronunciou sobre o episódio, mas autoridades locais classificaram a ação como “puro terrorismo”. O serviço postal da Ucrânia, responsável pela entrega das pensões, anunciou mudanças no procedimento para evitar novos ataques.

O bombardeio ocorre apenas dois dias depois da maior ofensiva russa contra a Ucrânia desde o início da guerra, em fevereiro de 2022, que envolveu mais de 800 drones e mísseis balísticos e atingiu inclusive prédios do governo em Kiev.

Reações internacionais

Zelensky cobrou uma resposta imediata do Ocidente, afirmando que “o mundo não pode permanecer inerte”. O presidente ucraniano pediu novas sanções contra Moscou e classificou o ataque como um crime contra civis.

Nos Estados Unidos, o presidente Donald Trump declarou que está pronto para aplicar novas medidas econômicas contra a Rússia, incluindo restrições a países que seguem comprando petróleo russo. A União Europeia também discute ampliar as sanções.

Tensões crescentes no cenário global

Embora o conflito esteja centrado no leste europeu, seus reflexos alimentam uma escalada mais ampla. A renomeação do Departamento de Defesa dos EUA para Departamento de Guerra, anunciada recentemente, foi interpretada por especialistas como um sinal de mudança estratégica na forma como Washington encara os novos conflitos.

Na Europa, a França pediu que sua população se prepare para tempos difíceis, intensificando os rumores sobre um possível confronto de maiores proporções. Esse ambiente de instabilidade tem impacto direto nas economias globais, com aumento da volatilidade no preço do petróleo, do gás e dos grãos, além da corrida por investimentos em defesa e segurança.

Um mundo em alerta

O ataque em Yarova não é apenas mais um capítulo da guerra da Ucrânia. Ele simboliza como, em diferentes pontos do planeta, os conflitos estão se tornando mais intensos e com potenciais consequências para todos. Enquanto potências se movem em direção a uma postura mais agressiva, cresce a percepção de que o mundo pode estar entrando em uma nova era de instabilidade, com efeitos que vão da geopolítica às finanças do dia a dia.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Lagoa News

Compartilhe este artigo

Gabriel - diretor do Lagoa News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *