Quando ouvimos falar do MI6, logo pensamos em filmes como Missão Impossível ou no clássico James Bond. Agora, a agência britânica de inteligência decidiu adotar uma estratégia que parece saída direto do cinema: o lançamento de um portal secreto na dark web para recrutar novos espiões.
Chamado de Silent Courier, o sistema de mensagens seguras foi criado para facilitar o contato anônimo entre o MI6 e potenciais agentes, especialmente na Rússia, mas também em países como China, Irã e Coreia do Norte. A novidade foi anunciada nesta sexta-feira (19), em um discurso do chefe em fim de mandato, Sir Richard Moore, realizado em Istambul.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido, o objetivo é reforçar a segurança nacional e atrair novos colaboradores em um cenário global cada vez mais instável. Moore criticou duramente o presidente russo Vladimir Putin, afirmando que não há sinais de que ele queira negociar a paz na Ucrânia “a menos que seja pela capitulação ucraniana”. Ele disse ainda que Putin “mordeu mais do que pode mastigar”, com uma economia em declínio e dependente do apoio de aliados como China, Irã e Coreia do Norte.
Espiões do mundo real
O portal do MI6 já está ativo e pode ser acessado por meio de VPNs confiáveis e dispositivos não vinculados ao usuário, garantindo maior anonimato. As instruções para utilização estão disponíveis no canal oficial da agência no YouTube, em mais uma jogada de comunicação inédita para o serviço secreto britânico.
A iniciativa segue passos da CIA, que em 2023 lançou vídeos em redes sociais para atrair espiões russos. A diferença é que, desta vez, o MI6 aposta diretamente na dark web para ampliar sua rede global de inteligência.
Escalada de tensões na Europa
O lançamento do portal ocorre em meio a uma escalada de tensões na Europa, especialmente pela guerra na Ucrânia. Nas últimas semanas, a Rússia tem aumentado as provocações contra o Ocidente, com violações de espaço aéreo na Estônia, Polônia e Romênia, levando a OTAN a reforçar seu flanco leste.
Nesse contexto, o Reino Unido envia a mensagem que está disposto a usar alta tecnologia e estratégias inovadoras para se manter um passo à frente de seus adversários e proteger a segurança nacional.













