Com a chegada das chuvas, aumenta a preocupação da população com danos em eletrodomésticos causados por picos de energia. Em Lagoa Santa, moradores relatam constantes oscilações, com relatos de até oito quedas de energia diárias em alguns bairros, como Santos Dumont, Centro, Vila Maria e Palmital.
Problemas causados devido os Picos de Energia
Durante os meses de junho, julho e agosto os moradores de Lagoa Santa já reclamavam dos constantes picos de energia que acontecia em vários bairros da cidade. A funcionária da loja de material elétrico, no bairro Santos Dumont, que fica na mesma galeria onde está o ponto de atendimento da Cemig, afirmou que ela chegou a contar até 8 quedas de energia ao dia.
Problema recorrente no bairro Centro, Vila Maria, Palmital entre outros. Bruno Miranda é morador do bairro Palmital e afirma que cada vez que a luz acaba fica muito preocupado com a televisão e a geladeira. “São eletrodomésticos caros, muito uteis no dia a dia. Se uma geladeira queima o prejuízo é muito grande, pois a carne e leite das crianças também podem estragar”, diz ele.
De acordo com a professora Elaine, os picos de energia prejudica muito, pois nem sempre a energia volta, assim, os alunos acabam sendo prejudicados. O problema agrava quando devido aos picos a internet fica comprometida, e para resolver precisa chamar o técnico da operadora, que, na maioria das vezes, só presta atendimento no dia seguinte.
Este problema tende a aumentar com o período de chuva podendo ocorrer a falta de energia por um período bem mais intenso, levando até a queima de transformadores.
A situação tende a piorar com as chuvas, podendo causar danos ainda maiores, inclusive a queima de transformadores.
Mas atenção: De acordo com a Cemig é possível fazer o ressarcimento quando acontece algum dano ao consumidor. “Quando ocorre um pico de energia, seja pela oscilação da tensão ou pelo retorno da energia após uma interrupção, os aparelhos eletroeletrônicos podem queimar. Caso ocorra esse dano elétrico ao equipamento instalado em unidade consumidora do grupo B, o consumidor tem o direito de solicitar o conserto ou substituição do equipamento danificado, ou ainda no pagamento do valor equivalente para o próprio consumidor fazê-lo”.
Para solicitar o ressarcimento, o consumidor pode acessar o Cemig Atende Web, ligar para o Fale com a Cemig (116) ou procurar a agência/posto de atendimento mais próximo.