Ceias sob encomenda geram demanda para os bares e restaurantes
Modelo atrai pela praticidade e pela qualidade do jantar oferecido na noite de Natal
As festividades de final de ano têm como um dos seus principais traços típicos os banquetes em família. A hora da ceia costuma ser o momento mais aguardado da véspera de Natal, com diversos pratos que sempre marcam presença nessa época do ano – e encomendá-los, em vez do preparo em casa, tem se tornado mais comum.
A temporada, tradicionalmente movimentada para bares e restaurantes, agora incorpora o elemento da praticidade para o consumidor. Pedir os pratos prontos para consumo evita o trabalho com os ingredientes e com a limpeza dos utensílios, além de permitir que todos os membros da família possam ter um tempo juntos para lazer.
Por esse motivo, empreendedores de alimentação fora do lar estão se programando para preparar a ceia de diversos clientes, seja com a operação no salão ou para consumo em casa.
O Kurytyba Gastronomia, na capital paranaense, adotou um modelo de encomendas para que os clientes possam retirar no local. “As ceias de Natal são uma tradição que abraçamos há três anos”, compartilha Alessandro Maldaner Picoli, chef e proprietário do estabelecimento.
“Estamos preparados para atender até 50 encomendas e esperamos receber cerca de 400 pessoas no salão no dia de Natal.” De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), os bares e restaurantes esperam ter um crescimento de 20% no faturamento no mês de dezembro.
Segundo Alessandro, os pedidos podem ser feitos até o dia 22, e os ingredientes usados são sempre da melhor qualidade. Ele também explica que o preparo das ceias natalinas exige uma logística diferente da operação cotidiana, com a equipe trabalhando em horários de produção alternativos.
“Toda a nossa equipe trabalha com horas extras para dar conta da demanda”, conta.
O serviço especial dos personal chefs
A ceia de Natal ocupa um lugar central nas celebrações, e para Marina Fagundes, personal chef há mais de 10 anos, em São Paulo, preparar ceias natalinas é mais do que um trabalho: é uma missão para tornar esses momentos ainda mais mágicos.
O serviço de personal chef inclui ir até a casa do cliente, planejar o cardápio de forma personalizada e preparar os pratos com atenção aos mínimos detalhes. Este ano, ela planeja atender cinco famílias, oferecendo uma experiência única, marcada por cuidado, dedicação e amor em cada refeição.
O agendamento do serviço é feito com bastante antecedência, de 30 a 60 dias antes da data. Na véspera, Marina e sua equipe concentram todos os esforços exclusivamente na produção dos pratos natalinos.
A rotina, segundo ela, é completamente diferente da preparação cotidiana, já que envolve um planejamento mais detalhado, seleção rigorosa de ingredientes e dedicação total para criar uma experiência única para cada cliente.
Quanto ao trabalho no Natal, ela revela: “Essa é a data mais esperada e concorrida para nós. Durante esse período, trabalhamos como uma unidade, abrindo mão de estar com nossas próprias famílias e amigos para entregar o melhor serviço possível aos nossos clientes. É uma entrega que reflete nosso compromisso em proporcionar algo verdadeiramente especial.”
Um pouco sobre o Natal Cristão
O Natal cristão celebra o nascimento de Jesus Cristo, considerado pelos cristãos como o Salvador e Filho de Deus, trazendo uma mensagem de esperança e redenção.
É uma data marcada pela reflexão espiritual, união familiar e prática da caridade, simbolizando o amor e a paz que Jesus trouxe ao mundo.
Para os cristãos, o Natal vai além de presentes e festas, sendo um momento para lembrar a humildade do nascimento de Cristo em uma manjedoura e sua importância para a fé cristã.