Avança investigação sobre assassinato de Charlie Kirk em universidade de Utah; FBI divulga imagens de suspeito

Avança investigação sobre assassinato de Charlie Kirk em universidade de Utah; FBI divulga imagens de suspeito
FBI divulga foto de homem que pode ser suspeito da matar Charlie Kirk

O FBI divulgou novas imagens de um jovem considerado “pessoa de interesse” no assassinato do influenciador e ativista conservador Charlie Kirk, morto a tiros na quarta-feira (10) durante uma palestra no campus da Utah Valley University, em Orem, nos Estados Unidos. O caso gerou forte repercussão dentro e fora do país.

Suspeito de “idade universitária”

De acordo com as autoridades, o atirador aparenta ter “idade universitária” e se misturou bem entre os estudantes no campus. Câmeras de segurança registraram sua chegada por volta das 11h52 (horário local), cerca de meia hora antes dos disparos.

O suspeito, descrito como magro, de cabelos escuros, usando boné e camiseta preta, teria subido até o telhado de um dos prédios da universidade, de onde disparou contra Kirk às 12h20. Após o ataque, ele pulou do prédio e conseguiu fugir.

Arma encontrada e buscas intensificadas

O agente especial do FBI, Robert Bohls, afirmou em coletiva que a arma usada no crime – um rifle de alta precisão – foi encontrada em uma área arborizada próxima ao campus, junto com impressões de calçados e da palma de uma mão.

Equipes da polícia e do FBI continuam as buscas e já realizaram uma varredura de porta em porta em bairros residenciais ao redor da universidade. As autoridades pediram que moradores enviem fotos, vídeos ou informações que possam ajudar na investigação.

Vídeos mostram fuga

Imagens divulgadas pela Reuters e por veículos locais mostram o momento em que Kirk é atingido no pescoço enquanto respondia a uma pergunta sobre violência armada nos EUA. Outro vídeo mostra um homem correndo no topo de um prédio logo após o disparo.

Duas pessoas chegaram a ser detidas para averiguação no dia do ataque, mas foram liberadas por falta de conexão com o crime.

Motivação ainda desconhecida

Até o momento, o motivo do ataque não foi confirmado. O governador de Utah, Spencer Cox, classificou o caso como um possível “assassinato político” e prometeu que o autor será responsabilizado com o máximo rigor da lei.

O atentado acontece em meio a um cenário de crescente violência política nos Estados Unidos, documentada por órgãos de imprensa e pesquisadores.

Quem era Charlie Kirk

Charlie Kirk, de 31 anos, era fundador da organização Turning Point USA, grupo conservador estudantil com presença em milhares de instituições de ensino no país. Ele ganhou notoriedade ainda jovem, ao mobilizar apoio de universitários e secundaristas em torno do movimento Make America Great Again (MAGA), ligado ao ex-presidente Donald Trump.

Conhecido por seu estilo provocador, Kirk defendia valores cristãos, o livre mercado e a posse de armas, além de criticar a esquerda e movimentos progressistas. Sua presença em universidades frequentemente gerava protestos e divisões de opinião.

Kirk deixa esposa, Erika, e dois filhos pequenos.

Repercussão nacional

O assassinato causou comoção política nos EUA. O presidente Donald Trump, que participou de uma cerimônia em memória do 11 de setembro no Pentágono, declarou que pretende conceder postumamente a Kirk a Medalha Presidencial da Liberdade, a mais alta honraria civil do país.

“Você não substitui um Charlie Kirk. Ele é único”, disse Trump em entrevista.

Já o vice-presidente JD Vance, amigo próximo da família, cancelou compromissos em Nova York e viajou a Utah para prestar condolências.

No campus, estudantes relataram choque e insegurança após o ataque. “Está assustador aqui agora”, disse o universitário Brock Anderson à BBC.

Contexto maior

O episódio reforça a preocupação com a escalada da violência armada e política nos Estados Unidos. Levantamento da Reuters aponta mais de 300 atos violentos motivados politicamente desde 2021, marcando o período mais tenso desde a década de 1970.

Fonte: BBC

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Lagoa News

Compartilhe este artigo

Gabriel - diretor do Lagoa News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *