Na última quarta-feira (27), uma escola particular de Lagoa Santa entrou no centro das atenções após um boato se espalhar pela cidade e entre a comunidade estudantil, e acabar transformando-se em “fake news” publicada por mídias locais. O Lagoa News apurou os fatos e esclarece a confusão. As “fakes news” são um problema ao processo jornalístico e devem ser combatidas. O Lagoa News ressalta a importância dos cuidados na hora de ler notícias duvidosas.
Suposto desenho de “massacre”
O Lagoa News entrou em contato com a Polícia Civil e com a Polícia Militar da cidade para esclarecer a situação. De acordo com as diligências realizadas pela PM da Oitava Companhia de Polícia Militar Independente de Lagoa Santa, um aluno de uma escola particular teria feito um desenho que foi interpretado como um suposto “aviso de massacre”. O boato se espalhou pela escola, causando pânico aos pais preocupados.
O sargento Leo Caires da Polícia Militar disse: “De acordo com a apuração realizada pela equipe da escola, o conselho tutelar e a Polícia Militar não tiveram nada disso (referência à possibilidade de massacre)” e acrescentou: “O menino era um desenhista e um dos desenhos foi interpretado por outros alunos como uma imitação do tiroteio que aconteceu nos EUA”.
O tiroteio em questão tinha acontecido na manhã de quarta-feira (27), em Minneapolis, nos Estados Unidos, e foi noticiado pelo Lagoa News. A proximidade dos eventos pode ter causado um mal-entendido que foi piorado com a divulgação da notícia do potencial incidente por veículos de mídia de Lagoa Santa.
O Inspetor Platiny conversou com o Lagoa News e informou que a Polícia Civil está acompanhando o caso. O inspetor disse também que “a princípio trata-se de fake news” e completou “foi um equívoco dos alunos”. O Conselho Tutelar foi acionado e o caso segue sob responsabilidade da PCMG juntamente com o conselho.
O acontecimento, de acordo com as autoridades envolvidas no caso, não tem fundamento e causou confusão justamente por conta da notícia falsa espalhada sem a devida apuração jornalística, por um veículo midiático da cidade.
O perigo das “fake news” e os cuidados que podem ser tomados
As “fakes news”, como são conhecidas, são traduzidas para a língua portuguesa como notícias falsas, e podem ser um perigo para a população caso não sejam corrigidas. A disseminação de informações falsas pode causar pânico e desinformação. No caso tratado nessa matéria, também pode expor uma criança sem necessidade. Fique atento ao ler notícias duvidosas e sempre cheque antes de repassar.
Para não repassar informações falsas, cheque as seguintes informações:
– Atente-se ao site que divulgou a notícia;
– Desconfie de manchetes chamativas ou chocantes;
– Verifique se algum jornalista assinou a notícia.
– Preste atenção na data de divulgação;
– Cheque as fontes presentes na notícia;
– Cheque se não houve manipulação de imagens.
O Lagoa News busca praticar um jornalismo íntegro e com a devida apuração para impedir que informações como a do suposto “massacre” tomem proporções indevidas. Assim, ressaltamos o nosso papel em esclarecer os fatos e trazer para o leitor as melhores informações.