Dezembro e a Essência da Reflexão

Picture of Cris do Morro

Cris do Morro

Chegámos a dezembro. Parece que foi num piscar de olhos que este ano passou, como um relâmpago que ilumina o céu e logo se apaga. Um ano marcado por conquistas para uns, derrotas para outros. Um ano de desafios que nos testaram, de perdas que nos doeram, mas também de lições que ficaram.

Dezembro não chega sozinho; traz consigo memórias, algumas doces, outras amargas. Lembra-nos dos amigos que se foram, dos familiares que já não estão à mesa, das vozes queridas que agora vivem apenas na saudade.

E enquanto olhamos para este mês, o Natal sussurra no ar. Mas algo mudou. Já não vemos tantas luzes a brilhar nas casas, já não ouvimos tantas gargalhadas de crianças a escreverem cartas de Natal. Há uma frieza, um distanciamento, um silêncio que parece maior. É fácil culpar a inflação, o comércio, ou mesmo a correria dos dias. Mas será que é só isso? Ou será que o calor humano está mesmo a esfriar?

O Natal sempre foi mais do que presentes ou jantares. Ele trazia um encanto, uma magia, um motivo para acreditarmos no melhor. Sim, muitos dos que nos enchiam o coração com risos e histórias já não estão aqui. Mas deixaram-nos um legado. Deixaram-nos as memórias, as tradições, a força para sermos hoje o que eles foram um dia para nós.

Então, neste dezembro, vamos fazer diferente. Vamos resgatar as luzes que se apagaram, reacender as nossas casas e, mais importante, os nossos corações. Vamos motivar os mais novos, partilhar com eles o calor e a alegria que um dia recebemos. Vamos lembrar que a vida é, sim, uma roda gigante que sobe e desce, mas também é feita dos momentos que escolhemos criar e guardar.

E por mais que o tempo passe, há cheiros, sabores e sentimentos que nunca se perdem. Você também deve sentir o cheiro da casa da Vovó, da mamãe, o cheiro da casa que te acolhia, dos momentos legais que viveu. Que este seja o ano em que decidimos dividir as nossas melhores lembranças, reavivar a essência do Natal e fazer da esperança a nossa maior tradição.

Feliz final de ano a todos! Que o próximo traga mais luz, mais amor e, acima de tudo, mais humanidade.

Leia também: Lagoa Santa: A Porta para o Mundo e um Refúgio de Qualidade de Vida

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *