Lula sobre 2026: “Se eu continuar assim no ano que vem, decidirei concorrer”

Lula sobre 2026: “Se eu continuar assim no ano que vem, decidirei concorrer”
Lula. Foto: REUTERS/Adriano Machado

Em entrevista exclusiva, o presidente,  Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou que deve anunciar em 2026 se disputará novamente a Presidência da República. Lula destacou que a decisão dependerá de sua saúde e reforçou que considera essencial “derrotar a extrema direita mais uma vez nas urnas”.

Agenda em Minas Gerais

Nesta sexta-feira (29), o presidente cumpre compromissos em Contagem e Montes Claros, em Minas Gerais. Ele anunciou R$ 1 bilhão para a expansão do metrô da Grande BH e visitará o centro de tecnologia da Acelen, voltado à produção de biocombustíveis a partir da macaúba. Segundo o governo, o projeto pode gerar até 85 mil empregos na cadeia produtiva.

Lançamento de novos programas

Lula também antecipou que, na próxima semana, retornará a Belo Horizonte para lançar o programa Gás do Povo, que deve beneficiar 15,5 milhões de famílias com botijões gratuitos. Além disso, anunciou o financiamento de cem ônibus elétricos para a capital mineira.

Relação com Rodrigo Pacheco

Ao comentar o cenário político, o presidente elogiou o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), mas disse que prefere vê-lo como candidato ao governo de Minas em 2026, descartando discutir, por ora, vaga no STF.

Críticas ao “tarifaço de Trump”

Sobre o aumento de tarifas imposto por Donald Trump, Lula acusou opositores brasileiros de “conspirar contra a democracia” ao incentivar a medida, mas garantiu que seguirá aberto a negociações comerciais com os Estados Unidos.

Caso Bolsonaro e a Justiça

Questionado sobre o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de Estado, Lula disse que cabe à Justiça atuar com independência e que “ninguém pode interferir nesse processo”.

CPMI do INSS

Sobre a CPMI do INSS, o presidente ressaltou que foi o atual governo quem encerrou os descontos indevidos em aposentadorias iniciados na gestão anterior. Segundo Lula, já foram devolvidos R$ 1,27 bilhão a quase 2 milhões de beneficiários.

Fonte: O Tempo

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Lagoa News

Compartilhe este artigo

Gabriel - diretor do Lagoa News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *