Lagoa Santa sedia Vetor Norte Summit com foco em transformar a região em polo de inovação

Lagoa Santa sedia Vetor Norte Summit com foco em transformar a região em polo de inovação
Marcela Trópia Vereadora de Belo Horizonte. Foto: Reprodução/ CMBH

Evento no Mercadão Municipal, que ocorre dias 13 e 14 de novembro, atrai 5 mil pessoas e debate o papel das cidades no fomento ao empreendedorismo; vereadora de BH, Marcela Trópia, palestra sobre o Marco das Startups.

Lagoa Santa se torna o centro das discussões sobre tecnologia e empreendedorismo na Região Metropolitana de Belo Horizonte nesta quinta e sexta-feira (13 e 14). O Mercadão de Lagoa Santa recebe a primeira edição do Vetor Norte Summit, um evento que, segundo a organização, espera reunir cerca de 5 mil participantes. O objetivo central é posicionar o Vetor Norte — que inclui Lagoa Santa, Vespasiano e Pedro Leopoldo — como um novo polo estratégico para a inovação em Minas Gerais.

O encontro, focado em tecnologia e negócios, contará com nomes de destaque dos setores público e privado. A programação inclui mais de 40 horas de palestras, painéis e workshops sobre temas como inteligência artificial, transformação digital, governança e desenvolvimento regional.

O papel do poder público no fomento à inovação

Um dos destaques da programação é a participação da vereadora de Belo Horizonte, Marcela Trópia (Novo), que palestra nesta quinta-feira (13), às 11h. Ela integra o painel “Inovação, Tecnologia e Marco das Startups”.

A vereadora, que é autora de projetos de desburocratização na capital, defenderá a importância de políticas públicas que estimulem o ecossistema de inovação e criem ambientes regulatórios mais favoráveis ao surgimento de novas empresas.

Para Trópia, o Marco Legal das Startups foi um avanço, mas os municípios precisam fazer mais para se tornarem aliados do desenvolvimento, e não entraves. “O poder público precisa criar pontes, e não barreiras, para quem quer inovar e gerar oportunidades”, afirma a palestrante.

Um polo estratégico para inovação

A realização do Vetor Norte Summit em Lagoa Santa é um movimento estratégico para impulsionar a economia local. O evento tem o apoio de importantes entidades do ecossistema de inovação, como o Saint Lake Valley e o Órbi Conecta.

A aproximação do debate sobre tecnologia da agenda pública é vista como essencial para o crescimento da região. Como ressalta Marcela Trópia, a inovação é um “instrumento de transformação econômica e social”. Segundo ela, é por meio desse fomento que as cidades podem crescer com eficiência, atrair novos investimentos e, principalmente, gerar mais emprego e oportunidades para a população local.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Lagoa News

Compartilhe este artigo

favicon - logo jornal lagoa news

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *