Fórum Desembargador Edésio Fernandes de Lagoa Santa recebe exposição artística

Fórum desembargador de Lagoa Santa recebe exposição artística
Exposição no Fórum de Lagoa Santa traz peças desenvolvidas com técnica que utiliza lixo reciclado para produzir arte (Crédito: Divulgação / TJMG)

Uma série de obras de arte estão expostas até dia 31/07 no Fórum Desembargador Edésio Fernandes, no município de Lagoa Santa. A exposição faz parte do projeto “Inclusão do Sistema Carcerário no Ecossistema Sustentável”. A magnitude do projeto vai além da reinserção dos detentos na vida social, de acordo com matéria do TJMG.

A exposição

A exposição é composta por obras produzidas por detentos dentro do Presídio de Lagoa Santa. O público pode conferir pinturas a óleo, esculturas e imagens sacras criadas com material reciclável, que viraria o lixo do próprio presídio.

Entre as obras, duas réplicas do mascote da cidade, o Jacaré Alfredo, chamam a atenção do público. Feitas de restos de embalagens e de isopor. O público pode conferir toda a exposição gratuitamente.

Informações para visitação

Exposição do projeto “Inclusão do Sistema Carcerário no Ecossistema Sustentável”

Fórum Desembargador Edésio Fernandes.

Endereço: Alameda Dra. Vilma Edelweiss Santos, 65 – bairro Lundcéia.

Horário: dias úteis, das 12h às 18h.

Data: 01/07 a 31/07.

O projeto

A ação que deu vida à exposição faz parte de uma tentativa da unidade prisional de reinserir os encarcerados na vida pública, após cumprirem suas penas, mas também ocupar o seu tempo ocioso enquanto estão presos. De acordo com matéria do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), o projeto “Inclusão do Sistema Carcerário no Ecossistema Sustentável” já capacitou mais de 40 detentos nas técnicas usadas na mostra.

A matéria ainda aponta que esse esforço feito pela unidade prisional já trouxe “frutos”, segundo a juíza diretora do Foro, Fabiana Gonçalves da Silva Ferreira de Melo: “Esse esforço já deu frutos, como o fato de um egresso do estabelecimento estar fazendo o curso superior de Artes Visuais”, afirmou.

O diretor da 3ª Região Integrada de Segurança Pública (3ª Risp) do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen), Paulo Alexandre Duarte, complementou dizendo que, além da possibilidade de motivar os detentos a fazerem um curso superior, o projeto também permite que eles saiam mais rápido do presídio. Já que a cada três dias trabalhados, é remido um dia da pena.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Lagoa News

Compartilhe este artigo

favicon - logo jornal lagoa news

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *