Golpes Imobiliários estão a aumentar em Lagoa Santa, e vítimas estão a perder casas e terrenos. Este artigo explica como se proteger destes esquemas fraudulentos. Aprenda a avaliar a credibilidade de imobiliárias e corretores, verificando o CRECI e a reputação online.
Conheça dicas cruciais para evitar prejuízos, como a verificação da documentação, visita ao local e a consulta de um advogado antes de assinar qualquer contrato. Seja cauteloso e proteja o seu investimento imobiliário.
Saiba como se prevenir desses Golpes Imobiliários e não perder o imóvel comprado
Uma quadrilha está sendo investigada pelo crime de estelionato na cidade de Lagoa Santa, referentes a golpes imobiliários. A suspeita é de que criminosos têm oferecido terrenos e casas que não poderiam ser vendidos, alguns bens por estarem alienados e outros por não estarem a venda.
As vítimas do golpe compram ou alugam o imóvel e quando tomam posse, o verdadeiro dono chega e explica que não venderam ou alugaram nada. Uma das vítimas relatou, em entrevista a uma emissora de televisão, que comprou uma casa avaliada em quase um milhão de reais, no entanto, dias depois recebeu a ligação de uma pessoa, afirmando que era o verdadeiro dono da casa e que ele não tinha ligação com o corretor ou imobiliária, assim deu a vítima um prazo para desapropriar a casa que já foi paga, no entanto para o golpista.
Para esclarecimento, vale salientar que Inicialmente foi criada a Lei n.º 9.034/95, modificada pela Lei n.° 10.217/01, que fala sobre a utilização de meios para a prevenção e repressão de ações praticadas por organizações criminosas, estabelecendo 3 (três) categorias: bando ou quadrilha (art. 288 do Código Penal), que exige a participação de quatro ou mais pessoas; associação criminosa para o tráfico de drogas (art. 35 da Lei n.° 11.343/06), na qual se caracteriza a participação de, no mínimo, dois agentes, e associação criminosa para cometer genocídio (art. 2° da Lei n.° 2.889/56), que exige a participação de, no mínimo, três pessoas; e c) organização criminosa.
Deste modo, foi realizada uma busca na cidade para entender melhor a atual situação e foi encontrado terrenos com faixas de aviso: “ESTE LOTE NÃO ESTA A VENDA”, e logo abaixo o nome do proprietário e telefone. Situação que remete a uma reflexão: será que esta pessoa também foi vítima de venda indevida.
Na delegacia, o delegado Flávio Teyneny informou que o inquérito para investigar denúncia de estelionato em desfavor dos suspeitos já foi instaurado. Também foi passada a nota de esclarecimento, em que a Policia Civil de Minas Gerais esclarece que o crime de estelionato é delação penal pública condicionada à representação das vítimas para instauração do inquérito policial, e orienta que todo cidadão lesado procure uma delegacia de polícia civil mais próxima de sua residência para o devido registro de ocorrência policial, bem como, a proposição da representação criminal.
O advogado Jeferson Leonardo explica que antes de assinar um contrato de compra e venda de um imóvel é preciso verificar a documentação do imóvel, visitar o local e analisar se não há problemas, exigir a cópia de escritura e registro de propriedade e certidão de ônus. Ele ainda orienta a não fazer o pagamentos antes de assinar o contrato.
Assim, na dúvida não tome decisões rápidas que venham gerar prejuízo, contrate um advogado para revisar o contrato tendo a garantia de segurança na negociação.
Leia também: Casas para Alugar em Lagoa Santa
Saiba como Avaliar a Imobiliária
- Verifique o CRECI da imobiliária ou do corretor, que está lhe oferecendo o imóvel. O Conselho Regional de Corretores de Imóveis é o órgão que fiscaliza a profissão de corretor de imóveis. A consulta é fácil, basta acessar o site do órgão da região.
- Também é importante realizar uma pesquisar sobre a reputação da empresa que pode ser feita de forma online.
- Verifique se ela possui redes sociais e site pois uma empresa bem estabelecida trabalha com site atualizado, perfis nas mídias sociais e um bom engajamento com o público.
- Observar se o corretor é confiável se as informações são claras e se lhe ofereceu todas as informações solicitadas.
- Desconfie de comissões baixas, ou imóveis com oferta muito abaixo do mercado, pois pode ser um sinal de alerta.