Incêndio em bairro de Lagoa Santa tem ação do Corpo de Bombeiros.

Incêndio em bairro de Lagoa Santa tem ação do Corpo de Bombeiros.
Foto: Divulgação

Prejudicada por má comunicação: referência errada causa atraso na resposta dos bombeiros.

Ontem, domingo, dia 22, um incêndio atingiu uma área do bairro Lagoa Mansões. Segundo informações de moradores, registradas e publicadas pelo Vetor Norte Notícias, o fogo começou por volta das duas horas da tarde. De acordo com a publicação, os moradores relataram que solicitaram apoio do Corpo de Bombeiros, mas não havia viatura disponível no momento.

Prefeitura, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros empenhados no combate a desastres.

O Jornal Lagoa News entrou em contato com a Defesa Civil, com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e com o Corpo de Bombeiros para entender o que a Prefeitura de Lagoa Santa, juntamente com os bombeiros, está fazendo para combater os desastres naturais da região, principalmente os incêndios.

Corpo de Bombeiros atendeu ocorrência no Lagoa Mansões.

Incêndio em bairro de Lagoa Santa - corpo de bombeiros
Foto: Divulgação

O Comandante do Pelotão de Lagoa Santa, Tenente Wanderson Eduardo, nos informou que houve atendimento a uma ocorrência na Rua Avenida Abigail Pinto Coelho nº 15, Lagoa Mansões, com uma viatura Auto Bomba prefixo 1415.

Disse ainda: “O Corpo de Bombeiros de Lagoa Santa possui todos os equipamentos necessários para suprir as ocorrências da região” e reforçou: “Dispomos de viaturas de combate a incêndio, salvamento, resgate e viaturas administrativas”.

Troca de informação prejudicou a ação do Corpo de Bombeiros.

O Coordenador de Proteção e Defesa Civil, André Carvalho, reforçou que as informações passadas aos bombeiros pelos moradores prejudicaram a localização do foco do incêndio: “Os bombeiros chegaram no ponto informado pelo morador e não encontravam o foco (do incêndio), o que causou atraso na resposta”, justificou.

Explicou dizendo que o morador teria dado como referência o Condomínio Gran Royalle, o que causou um atraso na resposta do Corpo de Bombeiros, que não conseguiu de prontidão encontrar o local do incêndio.

O que está sendo feito?

De acordo com o coordenador de proteção e defesa civil, André Carvalho, a Prefeitura quer se preparar juntamente com a defesa civil para auxiliar o Corpo de Bombeiros no combate a desastres na região. Um plano de contingência para resposta a desastres já está sendo criado, mas a responsabilidade de controle e resposta a desastres é do Corpo de Bombeiros.

Por enquanto, de acordo com o coordenador, André Carvalho, a prefeitura auxilia somente com caminhões-pipa, disponibilizados para combates a incêndios.

 A troca de informações precisa ser precisa.

O coordenador, André Carvalho, ainda lembrou da importância de ser preciso ao informar referências, para que não haja uma troca de informações prejudicada: “É preciso que o morador esteja atento para nos informar da melhor maneira os pontos de referência, para que possamos agir com rapidez”, finalizou.

Importância de saber como se comunicar com as autoridades.

Uma comunicação detalhada e apurada pode ser um fator crucial na hora de agilizar a ação dos bombeiros e outras autoridades, como a Polícia Civil ou Militar. O cidadão comum precisa dizer com clareza e exatidão as informações solicitadas, para que as autoridades possam agir rapidamente.

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *