FOMO e JOMO: Entre siglas e mudanças geracionais.

FOMO e JOMO: Entre siglas e mudanças geracionais.

Síndromes com siglas estrangeiras tem virado tendência nas redes sociais, venha entender o que significa duas delas e o que elas têm a ver com uma mudança geracional.

O uso de siglas inglesas para descrever assuntos do cotidiano já se tornou normal na era da globalização, onde tudo que acontece no mundo pode chegar ao seu conhecimento na distância de um clique. Entre essas siglas duas vem ganhando grande destaque na mídia, FOMO e JOMO.

O que é FOMO e JOMO?

FOMO de acordo com alguns psicólogos vem da frase em inglês ´´fear of missing out´´ que significa traduzido livremente ´´medo de ficar de fora´´. Nesse caso a sigla seria uma descrição dessa sensação cada vez mais comum entre os jovens, em que muitos se sentem ansiosos ou infelizes ao se deparar com outras pessoas vivenciando experiências como festas, viagens e eventos. Essa sensação é escalada quando olhamos para as redes sociais e a sua presença cada vez maior na rotina dos indivíduos, principalmente jovens.

Já o JOMO seria um movimento contracultural que prega uma sensação oposta quando os jovens ou até mesmo adultos se veem em situações onde precisam deixar de comparecer a algum evento cultural ou de lazer. JOMO é sigla para ´´joy of missing out´´ que seria em tradução o contrário da FOMO, um prazer em perder algum tipo de momento e simplesmente se atentar a sua própria companhia em casa. Seria a oportunidade para mergulhar em momento de autoconhecimento e renovação, sem o digital em alguns casos.

O que é FOMO e JOMO

Alta conectividade digital e movimentos de desconexão

Com alta conectividade digital, a superexposição as redes sociais e uma necessidade frequente de estar antenado no que acontece muitas pessoas com FOMO iniciaram um processo de desconexão e autoconhecimento. Para permitir que os pensamentos sejam ouvidos é necessário se desconectar um pouco do mundo digital, mas não só. É preciso estar fazendo isso com prazer? O JOMO vem para ressaltar um movimento jovem diferente das últimas gerações.

“Trend” é outra palavra estrangeira que também tem ganhado espaço nas conversas do dia a dia, originada no X (antigo Twitter) ela significa tendência. E uma das “trends” ligadas ao JOMO que ganhou destaque nos últimos meses foi os cadernos de colorir, Bobbie Goods. Com a intenção de ser uma alternativa ao digital, os cadernos de colorir com páginas de ursinhos fazendo atividades usuais ganharam os corações dos internautas.

Contudo o que começou como uma maneira de sair do digital se transformou numa onda de conteúdos produzidos para o digital. Um efeito contrário que muitas vezes acontece é que ao mesmo tempo que a pessoa se retira do digital por alguns minutos a primeira coisa que faz após colorir é publicar os resultados dos “Bobbie Goods”.

Efeitos nocivos da alta conectividade aos jovens

O uso excessivo de smartphones de jovens é uma discussão que já está em pauta há alguns anos. Os efeitos negativos desse uso exacerbado podem envolver diversos aspectos como: problemas de visão, desregulação de sono, dores de cabeça, prejuízo a socialização e até mesmo dependência. A dependência pode ser piorada com a presença da síndrome de FOMO que faz os internautas mais viciados acreditarem que precisam participar de tudo, falar de tudo e comentar tudo.

JOMO como resposta cultural para um uma geração diferente

O JOMO vem como uma alternativa para alterar os parâmetros de uma geração que vem mudando sua visão sobre do que é ser jovem. Uma pesquisa “Como o álcool tem impactado a saúde dos brasileiros), realizada pelo Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa) que apontou que entre os jovens de 18 a 24 anos, 20% bebem uma vez por mês ou menos e 46% deles não bebem. Além disso, o movimento de estabelecimentos famosos por sua vida noturna em grandes centros como Berlim, Londres e até mesmo São Paulo tem diminuído.

Muito ligado a essa diminuição da vida noturna, o mercado cultural viu uma oportunidade para se aproveitar desse movimento diurno, criando as “Coffee Partys”. Festas com música e animação só que durante o dia e com café. Em matéria do blog São Paulo Secreto de maio de 2025: “Festas em cafeterias viram tendência entre a geração Z de São Paulo” podemos encontrar alguns cafés que já possuem uma agenda recheada de festas diurnas, com Djs renomados, pista de dança e com o café com sua bebida principal.

A mudança geracional

Mudanças como as aqui citadas podem mudar o rumo da geração atual e até mesmo das próximas. Tendências e siglas podem esconder mudanças imperceptíveis na rotina e na cultura dos jovens.

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