Lagoa Santa inova no atendimento à saúde

Lagoa Santa inova no atendimento à saúde
Foto: Divulgação/ Prefeitura de Lagoa Santa

A Secretaria de Saúde de Lagoa Santa iniciou a implantação do Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE), do Ministério da Saúde, que, por meio da Oferta de Cuidado Integrado (OCI), tem como meta melhorar o acesso à saúde no município, ampliando o atendimento desde a primeira consulta até o diagnóstico final do especialista.

O programa será aplicado em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da rede pública.

O programa

O programa que utiliza um modelo diferente do tradicional tem como diferencial a intenção de que o paciente receba um acompanhamento completo desde a consulta com o especialista, a rotina de exames até o diagnóstico final. Em notícia publicada pela prefeitura, um exemplo utilizado foi na área da oftalmologia:

“O paciente é agendado para uma inspeção de saúde que pode incluir desde a consulta com o especialista, os exames como mapeamento de retina, tonometria ou refração até a avaliação de resultados e retorno com diagnóstico final”, escreve no site. Na página, ainda diz que todo esse processo será feito dentro de um prazo de 60 dias.

Programa integra acesso a especialistas em Lagoa Santa
Foto: Divulgação/ Prefeitura de Lagoa Santa

Seleção dos pacientes para o programa

A seleção dos pacientes atendidos é feita através de uma lista já existente com regulação da Secretaria de Saúde de Lagoa Santa e definida pelos médicos reguladores que se baseiam em critérios pré-estabelecidos em conjunto pelo Ministério da Saúde. A notícia também assegura que a fila será respeitada de acordo com a necessidade médica e não só a ordem de chegada.

“Dessa forma, a fila respeita a necessidade médica e não apenas a ordem de chegada, sempre prioriza quem mais precisa.”

Importância do programa

A adoção do programa é um avanço no atendimento aos habitantes e tem como objetivo facilitar o acesso à saúde de qualidade no município. De acordo com a informação publicada pela Prefeitura de Lagoa Santa, o projeto reafirma “o compromisso da administração municipal com a inovação, a resolutividade e a humanização do SUS”.

O programa já foi aderido por todos os estados brasileiros e tem um potencial de mais de 160 milhõesde pessoas beneficiadas. O programa também tem reduzido a fila do SUS, além de promover acompanhamentos mais frequentes, que, contra doenças como o câncer, com diagnóstico precoce, podem ser tratadas com maior facilidade.

Ação realizada no CEMM Vila Maria

Uma ação realizada na última quinta-feira (31), no Centro de Especialidades Médicas Multiprofissionais da Vila Maria, iniciou um acompanhamento que pretende realizar todas as etapas do processo do OCI dentro do prazo delimitado. Esta ação dá o passo inicial para uma mudança importante no tratamento de pacientes em Lagoa Santa.

Compartilhe este artigo

Davi Tufic Barreto - Lagoa News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *