A menina com 10 anos cursava o 4º ano, na Escola Municipal Professora Claudomira e apresentava, há uma semana, um quadro gripal. No entanto, na sexta feira a situação agravou e o falecimento aconteceu na madrugada de sábado. A causa não foi comprovada, até a manhã de segunda feira (23).
De acordo com a Diretora da escola o cartão de vacina da criança estava em dia. A proteção contra a meningite começa nos primeiros meses de vida, assim, para resguardar da doença causada pelo tipo C do meningococo, é administrada pelo SUS, ainda na infância, três doses, sendo: a primeira aos 3 meses, a segunda aos 5 meses e um reforço ao completar um ano. Já no período da adolescência, de 11 anos aos 14 anos, 11 meses e 29 dias é oferecido ACWY, que protege 4 sorotipos de meningites (sorotipos: A, C, W, Y).
Em conversa com uma técnica de enfermagem que atua em sala de vacina do município, ela explicou que é muito importante que os pais ou responsáveis estejam atentos as datas e agendamentos, que são realizados no ato da aplicação ou na avaliação do cartão, e, que confiram sempre o documento da criança ou adolescente.
“Nós sempre fazemos campanhas tanto nas salas de vacina quanto nas escolas do município, mas os pais, que não conseguirem levar seus filhos durante a semana para vacinar, poderão verificar no site da prefeitura a agenda municipal, onde será disponibilizada as vacinas nos dias de sábados, pois é de suma importância não perder o prazo das vacinas que são oferecidas pelo SUS”, salientou a técnica.
AS PROVIDÊNCIAS
A diretora da escola Claudomira informou que todos os procedimentos necessários, conforme as orientações do Conselho Municipal de Saúde foram tomadas.
Uma nota de esclarecimento foi enviada no grupo de pais informando que a Santa Casa estava aberta ao atendimento, a farmácia municipal disponibilizou 308 doses de Ciprofloxacino, que foram ministradas nas crianças do quarto ano, onde a criança estudava e os demais alunos desta série. Foi orientado, ainda, que os pais e funcionários que se sentissem inseguros procurassem o atendimento médico.
A guia de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, conforme a nota, a quimioprofilaxia, embora não assegura efeito protetor absoluto e prolongado, tem sido adotado como medida eficaz na prevenção de casos secundários, que são raros e geralmente ocorrem nas primeiras 48 horas a partir do primeiro caso.
A quimioprofilaxia está indicadas para os contatos próximos de casos suspeitos de doença meningocócica.
Por determinação da Secretaria de educação a escola Claudomira suspendeu as aulas, na segunda feira (23), para higienização geral.
Leia também: Serra do Cipó esta entre os melhores destinos para acampar do Brasil