Entenda como a metodologia auxilia na tomada de decisões mais embasadas e assertivas.
A pesquisa de mercado é uma ferramenta necessária para a sobrevivência e o crescimento de qualquer organização, seja ele uma empresa que está entrando no mercado ou uma marca já consolidada. Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), quanto maior o conhecimento sobre o mercado, clientes, fornecedores e concorrentes, melhor será o desempenho do negócio.
Essa abordagem metodológica consiste na coleta de dados sobre tendências, limitações, oportunidades e perfis de consumo, além de outras informações que ajudam a formar uma visão clara e objetiva da situação do mercado. No entanto, a análise desses dados ainda é um desafio para muitas organizações.
Segundo levantamento realizado pela Totvs, em parceria com a H2R Pesquisas Avançadas, 27% das empresas ainda usam os dados de forma incompleta e não os aproveitam para estratégias de marketing essenciais para o desenvolvimento do negócio. Embora 98% das corporações já coletem algum tipo de dado, apenas 73% os usam para entender a jornada do consumidor.
Ao integrar esses dados em uma pesquisa de mercado, é possível ter uma visão melhor sobre as nuances no comportamento do consumidor e identificar oportunidades de crescimento que poderiam passar despercebidas, criando estratégias para alcançar novos públicos, obter renda extra e expandir as operações.
O Sebrae explica que, para isso, é preciso fazer uma análise macro e microambiente em diferentes aspectos, como identificar o perfil dos clientes e fornecedores, as ameaças externas e setoriais, os pontos fortes e fracos da concorrência, além dos produtos e serviços que podem ser ofertados.
A obtenção dessas referências pode ser feita de duas formas. Segundo a Serasa, ela pode ser primária, quando a empresa beneficiada é quem comanda e efetua a coleta, ou secundária, quando são colhidas por outros órgãos e negócios. Quando a própria marca deseja realizar uma pesquisa, ela pode ser conduzida internamente ou ainda ser terceirizada, a partir da contratação de uma empresa ou profissional de pesquisas online.
O desenvolvimento de uma boa pesquisa de mercado possibilita, por exemplo, analisar o público consumidor e construir uma persona para guiar as estratégias, assim como determinar a viabilidade de uma iniciativa para iniciar um novo negócio. Ela ajuda ainda a entender se a queda nas vendas de determinado produto está relacionada a uma falha organizacional ou desaceleração geral daquele mercado.
Outro benefício é poder mensurar a satisfação dos clientes, coletando suas opiniões sobre produtos, serviços e experiências de compra, tanto nas avaliações das plataformas de venda quanto nos comentários nas redes sociais. Dessa forma, é possível obter feedbacks e realizar melhorias.
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Pesquisa de mercado pode ser exploratória, casual ou descritiva
As pesquisas de mercado podem ser conduzidas de diferentes formas, dependendo do objetivo que deseja alcançar. O Sebrae aponta que elas podem ser exploratórias, causais ou descritivas. As primeiras seriam focadas em explorar uma situação para realizar uma análise e tirar recomendações, devendo ser feita com um público envolvido diretamente com o assunto abordado.
Isso pode incluir conversas com vendedores, fornecedores ou executivos de uma instituição. Um exemplo é quando uma empresa quer adotar determinada ferramenta e analisa outras organizações que já realizaram a mesma ação e obtiveram sucesso.
Enquanto isso, a pesquisa causal buscaria estabelecer uma relação de causa e efeito para solucionar problemas. Uma plataforma de vendas que percebe que os clientes colocam itens no carrinho, mas não finalizam a compra, pode usar da pesquisa para identificar se o problema é a dificuldade de interação com o site, tarifas de frete excessivas ou meios de pagamentos pouco acessíveis.
Já a pesquisa descritiva teria o objetivo de descrever um panorama a respeito de determinado público, orientando estratégias de marketing. O Sebrae explica que esse modelo é útil quando a empresa busca identificar uma persona para planejar estratégias de vendas mais efetivas. O levantamento ajuda a entender as preferências dos clientes e seus perfis, para servirem de base para decisões comerciais.
Quais ferramentas podem ser usadas?
Para conduzir uma pesquisa de mercado eficiente, existem diversas ferramentas disponíveis que podem ajudar no levantamento das informações. O Google Analytics, por exemplo, é apontado pela Serasa como um recurso que auxilia na coleta de métricas relacionadas ao comportamento dos usuários em um site.
Se a empresa deseja investigar as práticas da concorrência, o SEMRush é indicado como uma opção flexível, permitindo uma análise detalhada da performance de outros negócios em mecanismos de busca. Já para a criação de formulários e questionários, o SurveyMonkey oferece modelos personalizáveis que se ajustam às necessidades específicas de cada pesquisa.
A Serasa indica ainda soluções para analisar dados financeiros, sociodemográficos e comportamentais do público-alvo, como é o caso do Mosaic, ajudando a tomar decisões mais embasadas.