Eventos preparatórios para a 1ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial

Eventos preparatórios para a 1ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial
Imagem: Reprodução/ Prefeitura de Lagoa Santa

Pré-conferências: abrem caminho para o debate sobre promoção da Igualdade Racial que acontecerá em Lagoa Santa.

 O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR), com apoio da Prefeitura de Lagoa Santa e da Secretaria de Bem-Estar Social, conduzirá, pela primeira vez em Lagoa Santa, uma conferência para promoção da igualdade racial no município.

Para iniciar o debate público sobre o assunto serão realizadas duas pré-conferências, nos dias 7 e 11 de julho. O Lagoa News conversou com a primeira vereadora negra, Lavina Rodrigues, do município, que frisou a importância do evento para que a cidade busque políticas públicas que favoreçam a população negra (pretos e pardos).

Programação dos Eventos Preparatórios (Pré-conferências)

Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial
Imagem: Reprodução/ Prefeitura de Lagoa Santa

As pré-conferências são abertas ao público e essenciais para a construção das pautas que serão discutidas na conferência principal.

Pré-conferência 07/07/2025

  • Data: 07 de julho de 2025 (Segunda-feira)
  • Horário: 19h00
  • Local: Rua Conde Dolabela, nº 2260 – Várzea.

Pré-conferência 11/07/2025

  • Data: 11 de julho de 2025 (Sexta-feira)
  • Horário: 09h00
  • Local: Rua Marechal Deodoro da Fonseca, nº 254 – Centro.

A Conferência

A 1ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial vai acontecer depois das pré-conferências, no dia 21 de julho. O evento tem como objetivo ser um espaço para enfrentar o racismo e ainda promover a equidade racial no município. Os horários e o local de realização ainda serão anunciados pela Prefeitura.

Vereadora fala sobre o assunto

Vereadora fala sobre o assunto de Igualdade racial
Foto: Redes Sociais

A primeira vereadora negra de Lagoa Santa, a professora Lavina Rodrigues, conversou com o Lagoa News sobre a conferência e sobre o processo que precedeu a sua realização.

Perguntamos sobre a importância de a cidade possuir um sistema institucional que suporte políticas públicas de equidade racial: “Institucionalizar essa luta é garantir que ela não dependa da boa vontade de um ou outro gestor, mas que seja uma política de Estado. É isso que estamos construindo em Lagoa Santa”, afirmou a professora.

Também perguntamos sobre o processo que foi instaurado para que essa conferência ocorresse: “Desde o início do nosso mandato, temos atuado para fortalecer institucionalmente o debate racial. A criação e fortalecimento do COMPIR, o diálogo com os movimentos sociais, a realização de audiências públicas e a articulação com mandatos parceiros, como o da deputada estadual Andréia de Jesus”, disse.

E deixou uma mensagem: “Enquanto mulher preta e vereadora do município sigo lutando e propondo leis que possam eliminar o Racismo em suas várias facetas, pois “Nossos passos vêm de longe” completou a vereadora.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Lagoa News

Compartilhe este artigo

Davi Tufic Barreto - Lagoa News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *