O Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Saúde, em Lagoa Santa, celebra o seu 202° aniversário a partir do dia 31 de julho e vai até o dia 15 de agosto. O evento busca retomar as raízes religiosas da cidade em um momento que mistura a fé, a convivência fraternal e uma programação recheada de música. A história da celebração revive o passado religioso que nomeou a cidade e que orgulha os habitantes.
A história
Nossa Senhora da Saúde é uma invocação de Maria, a Virgem Mãe de Jesus, venerada como protetora e intercessora pelos enfermos e necessitados de saúde, mas em Lagoa Santa ela é algo mais. A devoção a Santa na cidade se mistura também com a história popular da cidade.
A ligação com o símbolo religioso tem origem na descoberta de propriedades medicinais na água da lagoa que dá o nome à cidade: Lagoa Santa. Em 1719, um frei teria se tratado com as águas da lagoa. Após obter a cura, pediu ao primeiro bispo de Mariana, Dom Frei Manuel da Cruz, para construir uma capela dedicada à Nossa Senhora dos Remédios.
A primeira igreja matriz, dedicada à Nossa Senhora da Saúde, foi construída em 1819. Nos anos 60, aquela igreja foi derrubada e foi construída uma nova igreja com uma arquitetura mais moderna. Hoje o templo cristão recebe milhares de fiéis todos os anos, principalmente durante a celebração que honra a padroeira da cidade.
De igreja a santuário
Em 15 de agosto de 2023, durante o 200º Jubileu de Nossa Senhora da Saúde, o arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidiu a Solene Missa em que a Igreja foi elevada a Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Saúde. O evento consagrou a Igreja centenária como uma escola de espiritualidade: “A elevação do santuário é mais que simples título. Trata-se da consolidação de uma história”, afirmou dom Walmor.
O Jubileu 202°
A festa que comemora o 202° Jubileu de Nossa Senhora da Saúde acontecerá entre os dias 31 de julho e 15 de agosto, em Lagoa Santa, e a programação já foi divulgada pela Prefeitura de Lagoa Santa que organiza o evento. Com uma ampla lista de cantores e artistas locais, o evento promete, por mais um ano, trazer lazer, convivência familiar e religiosidade para a cidade.
Além de uma programação musical riquíssima, o evento que busca honrar a padroeira da cidade contará com missas, novenas e momentos de oração que levarão os fiéis para uma profunda conexão com a fé.
Programação Musical – Jubileu 2025
01/08 – Eric Matos & Experience Band
02/08 – Batuchay
03/08 – Warlock
04/08 – Júnior B
05/08 – Pagode do Jurandir
06/08 – Warley Vieira e Marcos Reis
07/08 – Palma na Mão
08/08 – Só na Disciplina
09/08 – Teto Vinil
10/08 – Níníve Magalhães
11/08 – Everton
12/08 – Alê Magalhães
13/08 – Saymon Maia
14/08 – Jéssica Mariano
15/08 – Doce Veneno (almoço)
15/08 – Fabiano Cabodé (noite) 16/08 – Jantar em prol do APAE