Nesta quinta-feira (14), a Festa de Agosto ocupará as ruas de Lagoa Santa e quem vai animar o show de hoje serão os Barões da Pisadinha com músicas conhecidas do público como “Ta rocheda” e “Já que me ensinou a beber”. Uma novidade no evento anual é uma mudança na política de segurança pública exercida pela PMMG da Oitava Companhia de Polícia Militar Independente.
Nova política de segurança pública é implementada
O esquema de segurança contará com câmeras de reconhecimento facial posicionadas estrategicamente em pontos específicos: nas entradas do evento, no interior do espaço e nas imediações do local (próximo das entradas). As câmeras estarão identificando pessoas com mandados em aberto, o que possibilitará aos policiais fazer as prisões no ato, garantindo mais segurança aos participantes do evento.
Câmeras de reconhecimento facial melhoram a ação policial?
Em matéria da Gazeta do Povo, uma pesquisa do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (Cesec) demonstrou que o uso das câmeras já é feito em 364 municípios brasileiros, e espalhadas pelas ruas, elas vigiam 82 milhões de pessoas. Em Belo Horizonte, as câmeras de reconhecimento facial foram testadas no carnaval e prenderam 72 foragidos.
O uso da ferramenta é considerado um avanço por alguns especialistas em segurança pública, contudo existem aqueles que alertam sobre os cuidados com o uso indiscriminado da tecnologia. Na mesma matéria da Gazeta do Povo, o advogado Fernando Capano, doutor pela Universidade de São Paulo (USP) especializado em Direito Militar e Segurança Pública, afirma que o uso da ferramenta de segurança pode ser “fantástico”, mas perpassa muito sobre a maneira que os policiais a utilizam.
“As ferramentas tecnológicas são fundamentais, mas o combate ao crime depende ainda principalmente do policial, de quem está usando essa tecnologia”, diz Capano.
Além disso, faz um apelo para que as autoridades façam um uso consciente e sem abusos. Destaca a necessidade de criar “mecanismos para não desrespeitar a LGPD e manter o controle para evitar abusos no uso”, referindo-se à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.
“É uma novidade fantástica, desde que usada observando a LGPD e a Constituição, esses são os limites legais de qualquer tecnologia”, afirma.
Outras medidas e reforço metropolitano
Outras medidas estão sendo tomadas para que o cidadão se sinta seguro e possa se preocupar somente em aproveitar a festa. A tecnologia utilizada é nova e faz parte de um programa que inclui uma base móvel no evento para receber de imediato as ocorrências, além de aumentar a velocidade das ações. A PMMG também receberá um reforço no efetivo com policiais vindos de Belo Horizonte para ampliar a capacidade de resposta e proteção dos habitantes, turistas e comerciantes.
Cidadãos tranquilos
A iniciativa da força policial “reforça o compromisso com a segurança da população e repete o sucesso obtido na Expo Jabó, onde, graças ao empenho dos militares, não houve registros de crimes violentos ou furtos”, afirma a nota da 8ª Cia PM Ind. O esquema de segurança e a novidade anunciada são notícias positivas para o lagoa-santense.