Para ser um líder eficaz, não basta ter competência técnica ou entregar resultados financeiros, é necessário entender a importância das relações humanas dentro do ambiente corporativo. E quem entende isso como ninguém é Charles Galvani, autor do livro “Seja um líder atento às pessoas”, que propõe uma abordagem de gestão humanizada.
Além de ter trabalhado em diversos tipos de desafios relacionados à indústrias desde 1995, Charles também atua como professor em cursos de Graduação e Pós-graduação, contribuindo para a formação de centenas de alunos. Apesar de tantas conquistas, Galvani conta que escrever um livro sempre foi um sonho distante, quase utópico, mas que foi amadurecendo com a chegada do marco de 30 anos de carreira profissional.
“Senti que precisava fechar esse ciclo com algo concreto. Após uma fase de catarse profissional, que detalho um pouco mais nos primeiros capítulos do livro, escolhi uma parte da minha vida que julguei fazer sentido compartilhar com outras pessoas, uma vivência como líder de inúmeras equipes durante todos esses anos de caminhada.”
O que significa uma gestão humanizada?
A gestão humanizada é uma abordagem que prioriza o bem-estar das pessoas sem comprometer os objetivos estratégicos da organização. Ao contrário dos modelos tradicionais de liderança baseados na hierarquia rígida e foco exclusivo em metas, ela visa estabelecer um ambiente saudável e colaborativo, no qual as necessidades e potencialidades dos colaboradores são reconhecidas e valorizadas.

Galvani destaca que uma das qualidades mais importantes para um líder é estar atento e ouvir de forma genuína. Muitas vezes, problemas na equipe não são resolvidos por falta de atenção aos sinais que os colaboradores dão diariamente. Essa escuta ativa gera confiança e abre espaço para diálogos honestos e transformadores.
O autor também observa que equipes engajadas e capacitadas nascem de líderes que investem no crescimento de seus colaboradores. Seja por meio de treinamentos, feedbacks construtivos ou promovendo uma cultura de aprendizado contínuo, o impacto reflete na produtividade e no clima organizacional da empresa.
Embora haja uma percepção de que a gestão humanizada é “muito suave” ou “menos eficiente”, Galvani desmonta esse mito. Para ele, estar atento às pessoas cria ambientes emocionalmente inteligentes, onde a colaboração ocorre com naturalidade.
Por que ler “Seja um líder atento às pessoas”?
A obra de Charles Galvani é um convite para repensarmos o que significa liderar na atualidade. Suas histórias, reflexões e vivências trazem reflexões que vão além do cotidiano corporativo, tocando em aspectos fundamentais sobre comportamento humano.
Onde adquirir seu exemplar e saber mais sobre o autor

Se você deseja aprimorar suas habilidades de liderança e criar um impacto positivo na vida das pessoas com quem trabalha, não deixe de conferir o livro.
Conheça mais sobre Charles Galvani no LinkedIn (Charles Galvani). Para adquirir o livro Seja um líder atento às pessoas clique aqui