No feriado do Dia da Consciência Negra, Isabela Lisboa proprietária do Empório Lisboa reuniu pessoas de várias idades para comemorar a data. Segundo ela, o evento foi um sucesso e teve a visitação da população de Lagoa Santa e região.
O primeiro empório BLACK BLACK foi uma forma de reflexão a todas as formas de preconceito e contou com exposição de Bonecas Negras e roupinhas para bonecas. O trabalho é realizado pela artesã Eliane de Paula. Ela atua nesta área há 6 anos e expõe em feiras como a realizada no Bairro Gávea, em Vespasiano. Segundo ela, o evento teve grande relevância para valorização das pessoas negras e foi neste intuito que decidiu trabalhar com as bonecas negras. “ É importante mostrar para as pessoas, principalmente as crianças negras, que somos bonitas, elas precisam se ver nas bonecas”, afirmou.
Outros empreendedores de Lagoa Santa e região estiveram presentes, e na área da moda, kassius Silva e Rodolfo Augusto expuseram camisas temáticas e assessórios da loja Ojuaseyori. Segundo kassius, eles buscam em seus produtos trazer o poder e o respeito dos seus ancestrais.
O almoço típico foi uma atração à parte. A Chef Niviamar apresentou pratos deliciosos da rica culinária afro-brasileira dentre eles a Muqueca Baiana e o Acarajé. A Baiana do Acarajé, Carol Brown, marcou presença com o seu jeito cativante e alegre.
Em relação a música, o grupo Identidade Ancestral fez muitas pessoas dançarem e cantarem as mais diversificadas canções em celebração a cultura negra.
Para finalizar, foi realizado o concurso de Beleza negra que escolheu as três (3) mulheres mais bonitas.
Leia também: Utilidade Pública em Lagoa Santa: Informação, Conectividade e Bem-Estar para Todos
Concurso: “A negra mais bonita”
Seis(6) lindas mulheres negras participaram do concurso, sendo elas: Ana Paula, Carina Damião, Ester Barbosa, Luana Gabriela, Karen Ester e Magali Odete.
O evento foi apresentado por Evandro Bastos e o jure foi composto por Ivone Bastos (Ex Mini Miss Lagoa Santa), Luiz Carlos Vieira (Coordenador de eventos de beleza), Marina Cabral ( Cabeleireira afro) e Liliane Moreira (Cabeleireira).
Quem ganhou o título da Mulher mais Bonita foi Luana Gabriela, 41 anos, vendedora, moradora do Centro de Lagoa Santa.
O segundo lugar ficou para Magali Odete, 34 anos, vendedora, residente do bairro Aeronautas.
E Carina Damião prestigiada com o terceiro lugar. Ela é moradora do bairro Joá, estudante de enfermagem, 37 anos e concorreu , junto com a filha Ester Barbosa.
Uma resposta
Parabéns pela cobertura. vc como sempre nós deu uma ótima notícia . parabéns para a ganhadora ! Que nós representa #sernegroterorgulhodaraça !